segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ressecamento e fissuras: Como evitá-los

Olá,
Hoje vamos falar sobre um probleminha em que 80% das pessoas que o possuem, são do sexo feminino: Ressecamento e fissuras (rachaduras). Nós, mulheres, nos mantemos sempre arrumadas, perfumadas, vamos ao cabeleireiro com freqüência, fazemos as unhas, usamos cremes faciais e corporais, mas e os pés? Nem todas têm o hábito de lembrar que eles precisam de cuidados diários. Ao contrário do que alguns pensam, o ressecamento e as fissuras podem ocorrer o ano todo, e não só no verão ( onde podem se agravar, já que deixamos os pés mais expostos com o uso de sandálias rasteirinhas, chinelos, etc..). O ressecamento acontece basicamente pela pouca hidratação e já que os pés são a base do nosso corpo e sustentam sozinhos todo o nosso peso, a pele sofre pressão diária por anos, e acaba ‘’engrossando’’ para se tornar resistente.O uso contínuo de certos medicamentos também pode iniciar ou agravar ressecamentos nos pés. Um ressecamento profundo pode iniciar fissuras, que são as famosas rachaduras, mais comuns em calcanhares. O perigo das fissuras, é que abrem a pele, e se isso se agravar, se tornam doloridas e causam até sangramentos nos casos mais graves, além do perigo de infecção por bactérias no local.
 Primeiramente, devemos manter o habito de ingerir muita água no dia a dia, para a hidratação não só dos pés, mas do corpo todo e para manter o bom funcionamento dos nossos órgãos internos. O segundo cuidado é usar diariamente cremes hidratantes específicos para a área dos pés. Hoje, o mercado nos oferece produtos de ótima eficácia e acessíveis. Para meus clientes que alegam não ter tempo durante o dia para dedicar alguns minutos para seus pés, recomendo que deixem o creme ali perto da cama, no criado mudo e usem à noite, depois do banho, quando forem deitar, o que facilita também para aqueles que têm sudorese nos pés e não conseguem seguir com suas atividades diárias com os pés suando e o creme os fazendo escorregar, etc..
Para as fissuras, temos hoje linhas profissionais que usamos nos gabinetes de podologia, em que casos graves de fissuras foram tratados e em cerca de 5 meses as fissuras cicatrizaram.
Quero lembrar que é importante a esfoliação uma ou duas vezes por semana e o uso de creme diário, e lembrem-se: Nada de lixas no banho ( são casas perfeitas para fungos ). Em caso de dúvida sobre as lixas, leia meu post ‘’ Do banho até a hora de sair de casa’’ postado aqui.
Deixo uma dica para quem tem a pele dos pés ressecada: Duas ou três vezes por semana, faça a imersão dos seus pés em uma bacia com água morna, colocando para cada litro d’água, uma colher de sopa de sal. O sal é altamente hidratante e ajuda na hidratação superficial da pele. Sempre usando diariamente o creme hidratante, que hidrata mais profundamente. Importante lembrar que para portadores de diabetes a hidratação com água é proibida e o uso de creme deve ser orientado pelo Podólogo, já que o creme e a água umedecem a pele e podem causar pequenos ferimentos ao calçado atritar com a pele. Particularmente, nos meus clientes diabéticos, faço hidratações com parafina fria ( a quente também é proibida pelo paciente ter pouca sensibilidade nos pés e não saber indicar se está muito quente ou não, o que pode causar queimaduras indesejáveis). Procure um podólogo e se dê o presente de uma hidratação profunda, onde além de sair com seus pés macios como os de um bebê, receberá uma massagem extremamente relaxante, que refletirá no seu bem estar geral. A sensação depois de uma hidratação profunda é de sair ‘’flutuando’’ segundo meus clientes. Cuide com carinho daqueles que te levam a vida toda.
Obs: Na revista CLAUDIA deste mês ( novembro ), saiu uma pequena reportagem sobre unhas encravadas, micose, calos e ressecamento. A matéria é bem resumida, mas vale a dica.
Foto: http://www.doutorpe.com/

Podóloga Renata Rocha

Um comentário:

  1. UNHAS E CUTÍCULAS FRÁGEIS, UNHAS ROÍDAS, ESTRAGADAS POR ESMALTES E UNHAS POSTIÇAS, ETC...................

    eficácia e sofisticação : os endurecedores, cremes e removedores da linha ECRINAL DA FRANÇA ,especializada e LÍDER do mercado de tratamento das unhas fragilizadas, estriadas e deficientes . Ate no caso das unhas roídas, o esmalte “Stop” e o único produto que não sai na água

    OS PRODUTOS NÃO CONTEM ACETONA, FORMALDEIDO, TOLUENO NEM PARABENO

    O acabamento e glamouroso como a origem dos produtos, produzidos em Mônaco, na Rivieira Francesa .

    SÃO PRESCRITOS TAMBÉM POR DERMATOLOGISTAS.

    OS ÚNICOS COM ESTUDOS DE EFICIA MENSURAVEL

    Consulte os sites (são sites técnicos e não de venda):

    www.ecrinal.com (francês e Inglês)
    www.asepta.com (da França)
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e vários outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermatan, dermexpress, pharmaweb,... )

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir