segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bebês e crianças: Eles também sofrem com problemas nos pés. Saiba como prevenir e tratar.



Olá pessoal!
Nesta semana que passou, recebi na clínica um caso curioso, e por isso resolvi compartilhar as informações com vocês. Bom, trata-se de uma paciente jovem, que possuía calos e calosidades aglomerados na região plantar / antepé ( logo abaixo dos dedos ).. Como isso não é tão comum em pessoas jovens, comecei a perguntar sobre os calçados que ela usou durante a infância, e quais usa hoje. Até que ela comentou que quando bebê, começou a andar nas pontas dos pés, e isso se estendeu até boa parte da primeira infância, e que seus pais corrigiram este comportamento tardiamente. Notei que seus pés tinham os dedos espaçados e que seu pé era hiperflexível, devido a extensão prolongada pela forma da caminhada, assemelhando-se a um pé de bailarina.
Por isso, vim falar sobre a podologia pediátrica, onde tratamos bebês e crianças. E por mais incrível que pareça, bebês e crianças podem ter unhas encravadas , entre outras coisas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Podologia no tratamento/prevenção multidisciplinar.

Olá ,
Neste domingo ( 17), tive a honra de participar do 1º Simpósio Internacional de Onicocriptose ( unha encravada), realizado no Hotel Pan Americano em São Paulo. Estiveram presentes, palestrantes podólogos do Ceará, São Paulo, Curitiba, Chile, Peru e Espanha.
Todos os aspectos das unhas encravadas foram abordados, desde suas causas mecânicas adquiridas, hereditárias, etc.. Foram apresentados também, alguns graus de unhas encravadas que não são das mais frequêntes, casos mais graves que envolvem deformidades dos dedos ou das pernas, que influenciam na forma que o paciente caminha. E muuuito, mas muito mesmo sobre unha encravada.

Gostaria de compartilhar especificamente hoje com vocês, a importância do trabalho do Podólogo de forma multidisciplinar, juntamente com médicos dermatologistas, endocrinologistas, pediatras, fisioterapeutas, ortopedistas, etc.. É importante que todos que atendem à um mesmo paciente, tenham conhecimento sobre todos os tratamentos a que ele se submete, por exemplo, quando detectamos uma unha micótica, o paciente deve ir ao Dermatologista, que fará exames de raspagem, e irá receitar de acordo, um medicamento tópico ou oral que o paciente administrará, enquando fazemos o trabalho físico na unha a ser tratada.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Verruga Plantar ( olho de peixe ): Da identificação ao tratamento.

Olá pessoal!
Como podem ver 2011 pra mim, começou com tudo! Como sempre, estou acompanhando o Cores, mas só consegui postar hoje, pois tive uma folguinha nesta manhã linda de Sol aqui em Santos..
Bom, vamos falar hoje sobre uma patologia que é mais comum do que pensamos. Conhecemos como ‘’olho de peixe’’, mas seu nome técnico médico é Verruga Plantar. As verrugas são lesões causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV). São auto inoculáveis, ou seja, podem se disseminar pela pele através do contato com as áreas não atingidas, e transmissíveis pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Vale a pena citar que as verrugas se dão em infinitas formas e tipos, como Verruga vulgar, verruga periungueal, verruga plana juvenil, verruga filiforme, etc.. Estas são sempre localizadas nas outras partes do corpo, que não os pés.
A Verruga Plantar muitas vezes é confundida com calos e calosidades, mas algumas características nos ajudam a identifica-la, como: Dor ( pois a verruga cresce para dentro, devido ao peso posto sobre os pés, atingindo pequena parte de nervos sensíveis) e pequenos pontos negros ( irrigação sanguínea). Já os calos ( normais ) e calosidades não causam dor no paciente, pois são higromas queratinosos, ou seja, ‘’acúmulo de pele’’, sem irrigação sanguínea e campo de nervos sensíveis.