Olá pessoal!
Como podem ver 2011 pra mim, começou com tudo! Como sempre, estou acompanhando o Cores, mas só consegui postar hoje, pois tive uma folguinha nesta manhã linda de Sol aqui em Santos..
Bom, vamos falar hoje sobre uma patologia que é mais comum do que pensamos. Conhecemos como ‘’olho de peixe’’, mas seu nome técnico médico é Verruga Plantar. As verrugas são lesões causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV). São auto inoculáveis, ou seja, podem se disseminar pela pele através do contato com as áreas não atingidas, e transmissíveis pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Vale a pena citar que as verrugas se dão em infinitas formas e tipos, como Verruga vulgar, verruga periungueal, verruga plana juvenil, verruga filiforme, etc.. Estas são sempre localizadas nas outras partes do corpo, que não os pés.
A Verruga Plantar muitas vezes é confundida com calos e calosidades, mas algumas características nos ajudam a identifica-la, como: Dor ( pois a verruga cresce para dentro, devido ao peso posto sobre os pés, atingindo pequena parte de nervos sensíveis) e pequenos pontos negros ( irrigação sanguínea). Já os calos ( normais ) e calosidades não causam dor no paciente, pois são higromas queratinosos, ou seja, ‘’acúmulo de pele’’, sem irrigação sanguínea e campo de nervos sensíveis.
A Verruga Plantar começa com um pontinho dolorido e duro, o que aparentemente é um calinho, pois quando está em fase inicial ainda não apresenta as características citadas acima, e pode atingir o tamanho de uma ervilha se não for tratado. Vá imediatamente ao Podólogo se houver qualquer sintoma semelhante. A Verruga Plantar é altamente transmissível! Se houver o contato com as mãos, pode se contrair verrugas de outros tipos em qualquer parte do corpo que a mão tocar, dependendo de como estiver sua imunidade. Pessoas com alta imunidade dificilmente se contaminarão. O procedimento Podológico resume-se em fazer a assepsia do local para desinfetar e começar o processo de desbaste, afim de retirar a parte superficial ( transparente) da verruga. Na maioria dos casos é comum ocorrer sangramento, pois existe a presença de vasos capilares que acabam sendo expostos durante o desbaste. Normalmente a retirada da Verruga Plantar é quase totalmente indolor ou causa um pequenos desconforto, dependendo do estágio em que estiver e do nível de sensibilidade do paciente. Em casos iniciantes, a verruga desaparece e cicatriza de uma a três sessões. Quando existe infestação ou a verruga está em estágio avançado, o Podólogo trabalha juntamente com o Médico Dermatologista, pois este sim pode utilizar e indicar medicamentos para que seja feito um tratamento multidisciplinar. Este tipo de tratamento não apresenta complicações e normalmente os casos são solucionados com rapidez, sempre com a colaboração do paciente.
Este artigo foi baseado em dados publicados em http://www.dermatologia.net/Foto: http://www.estounanet.com.br/
Conheçam também Cores de Esmaltes, onde sou parceira.
Beijos e obrigada pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário