terça-feira, 30 de novembro de 2010

A arte da Reflexologia Podal

Olá. Hoje vamos falar sobre a reflexologia Podal ( pés ). A reflexologia em si, é uma técnica oriental assim como a acupuntura, que atua em pontos relflexos específicos que estão dentro  do nosso sistema,  encontrados nas plantas dos pés, na palma das mãos,  na cavidade anterior da orelha, no pescoço e da íris. Nas plantas dos pés, é onde encontramos o melhor acesso a estes pontos, e onde há maior acúmulo energético.
Esta técnica ( pressão de pontos), provoca uma reação em cadeia em todo o corpo, pois faz com que cada ponto estimulado libere toxinas, gerando uma limpeza interna e uma sensação de bem-estar imediatas. É  importante citar que a Reflexologia é exercida apenas pelas mãos do Podólogo ou terapeuta, ou com o auxílio de pequenos aparelhos, sem uso de agulhas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Podologia cumprindo lidamente seu papel, sem fronteiras!

Pessoal!!

Vim especialmente agradecer pelos acessos ao Blog. Tenho recebido e-mails de pessoas da Paraíba, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, do Brasil todo,com perguntas, tirando dúvidas, enfim.
Fico extremamente feliz em saber que estamos alcançando com a Podologia, os mais distantes lugares, levando informação e conhecimento para todos que buscam cuidar da saúde.
Vamos  buscar sempre ajuda, vamos atrás de informações, façamos o que for preciso sempre para ter mais conhecimento. A internet está aí para isso. Vamos continuar nos cuidando com responsabilidade SEMPRE!!!!
Vocês são minha maior motivação para querer sempre crescer e ser cada vez melhor.

MUITO OBRIGADA!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ressecamento e fissuras: Como evitá-los

Olá,
Hoje vamos falar sobre um probleminha em que 80% das pessoas que o possuem, são do sexo feminino: Ressecamento e fissuras (rachaduras). Nós, mulheres, nos mantemos sempre arrumadas, perfumadas, vamos ao cabeleireiro com freqüência, fazemos as unhas, usamos cremes faciais e corporais, mas e os pés? Nem todas têm o hábito de lembrar que eles precisam de cuidados diários. Ao contrário do que alguns pensam, o ressecamento e as fissuras podem ocorrer o ano todo, e não só no verão ( onde podem se agravar, já que deixamos os pés mais expostos com o uso de sandálias rasteirinhas, chinelos, etc..). O ressecamento acontece basicamente pela pouca hidratação e já que os pés são a base do nosso corpo e sustentam sozinhos todo o nosso peso, a pele sofre pressão diária por anos, e acaba ‘’engrossando’’ para se tornar resistente.O uso contínuo de certos medicamentos também pode iniciar ou agravar ressecamentos nos pés. Um ressecamento profundo pode iniciar fissuras, que são as famosas rachaduras, mais comuns em calcanhares. O perigo das fissuras, é que abrem a pele, e se isso se agravar, se tornam doloridas e causam até sangramentos nos casos mais graves, além do perigo de infecção por bactérias no local.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Psoríase: Como, onde e porquê?

Olá, hoje vamos falar sobre uma doença que atinge de 1 a 3% da população  e que há tempos é tema de estudos, por sua causa ainda desconhecida: A psoríase. É uma doença inflamatória da pele, é  crônica e não é contagiosa. Estudos confirmam que a psoríase é uma doença genética e pode se manifestar no indivíduo logo após o nascimento, ou tardiamente no idoso, mas o mais comum é o início entre a 2ª e a 4ª décadas de vida.
Ela causa alterações na pele, devido a rapidez da multiplicação das células, chamadas queratinócitos, somada a uma inflamação e a um aumento dos vasos sanguíneos da derme, formando um acúmulo destas células na pele, formando a placa da psoríase, vermelha e com escamas. Como não há tempo de o organismo eliminar estas células mortas, elas se produzem em apenas 4 dias, quando o de costume é 28 dias.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Salto alto: Beleza arriscada

Olá! Excepcionalmente neste Post, deixarei a imagem falar por si só, juntamente com as explicações contidas nela. Como mulher, sei que é praticamente impossível vivermos sem essas belezinhas que nos deixam nas alturas, mas vamos começar a aprender a comprar os menos prejudiciais, a reduzir o uso, deixando para aqueles dias em que realmente não podemos dispensá-los.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bolhas: Como tratar e prevenir.

Olá!
Hoje falaremos sobre as bolhas e o que devemos fazer quando elas aparecem. A formação de uma bolha, se dá pelo acúmulo de fluido entre as camadas interna e externa da pele, devido ao excesso de atrito entre meias, calçados apertados, queimaduras ocasionadas pelo frio, calor ou muito sol, doenças de pele, agentes químicos, etc.
Existem muitos fatores que isolados ou combinados, contribuem para a formação das bolhas. Os mais comuns são:
1) Suor- Amolece a pele, deixando-a mais sensível ao atrito.
2) Desajuste das meias – Ocasionam fricção irregular entre a meia e a pele.
3) Banho quente antes de caminhadas ou exercícios físicos.
4) Calçados inadequados , apertados, costuras ou protuberâncias internas do calçado.
Entendido o que é a bolha, vamos falar sobre como proceder no caso do surgimento de uma.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Saúde alterada, unhas afetadas.

No post de hoje, vamos entender melhor o que de fato são nossas unhas e como elas podem nos alertar sobre fatores da nossa saúde.Vamos começar pelas 4 funções das unhas: Proteção, preensão, agressão e sensibilidade.
Proteção: Sendo uma lâmina dura e flexível, protege as extremidades dos dedos.
Preensão: Pegar principalmente pequenos objetos
Agressão: Arranhar, rasgar, lascar (defesa)
Sensibilidade: Tem seu papel na sensibilidade tátil da popa digital.
A unha normal é transparente, lisa, suave e permanece colada no leito e apresenta crescimento contínuo no indivíduo adulto. É formada por queratina compactada, proteína, enxofre, cistina, argina, água, cálcio e ferro, e seu crescimento é de cerca de 1mm por mês.
Bom, agora que sabemos do que ela é constituída e como progride em seu estado normal, vamos falar de algumas doenças que podem ser diagnosticadas através das alterações das unhas:

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Unha encravada: Começa no dedo e reflete no corpo.

A Onicocriptose ( unha encravada ) é uma das podopatias que mais atormenta as pessoas. Independente do tipo de caso, é extremamente encômoda. As principais causas são pressão e traumatismos. Pressão, exercida por meias ( quando apertadas ou pequenas), calçados inadequados ( como bico fino, apertados etc), que não só fazem pressão sobre a pele, como também na lâmina ungueal (unha.) Traumatismos como tropeções, queda de objetos sobre a unha, e corte incorreto da mesma. De modo geral, o que ocorre de fato no encravamento, é o desconforto causado pela espícula ( pedaço de unha ) que pressiona a prega lateral, machucando a área.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Chulé? Não no meu pé!

A Bromidrose ( chulé ), é uma das mais comuns patologias. Nada mais é que suor com odor, que se deve à decomposição de alguns microorganismos existentes na pele,presentes principalmente nas axilas e nos pés. Essa patologia pode se agravar em diabéticos ou dependentes do álcool.
Aqui vão algumas dicas para evitar e amenizar o famoso chulé:

Do banho até a hora de sair de casa


A dica de hoje começa no banho.Quem nunca teve em casa, no box, a velha Lixa de pé, não é? Então, vamos começar a mudar alguns hábitos, aposentando de vez a pobre lixa, que é a casa perfeita para os fungos, já que fica exposta sempre à calor e umidade. Adeus lixa, Olá esfoliante! A esfoliação dos pés no banho, é ideal para retirar as células mortas da pele, sem agredir a camada nova ( o que muitas lixas fazem ), evitando a formação de calosidades. Em geral, esfoliar os pés duas vezes por semana é suficiente.
Feito

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Podologia é SAÚDE

Pois é. Hoje, com todo o avanço da medicina, técnicas inovadoras, tratamentos rápidos e informações transbordando pela TV, para algumas pessoas a Podologia é desconhecida.
Assim como escovar os dentes, lavar as mãos e manter hábitos de higiene, os cuidados com os pés são fundamentais para uma vida saudável.A PODOLOGIA, não só trata doenças dos pés, como as previne e diagnostica precocemente.Então, antes de precisar ir ao Podólogo para tratar algum probleminha nas unhas ou nos pés, vá para conhecer, saber como está sua saúde e mantê-la em equilíbrio.Vale